7.3.02

UNDERBERG COM SODA

Moçada, eu me comovi com um post do Sem Vaidade (blog novinho, da moça Manupe; vá ver). Ela se pergunta por que, em todo bar, há sempre uma garrafa de Underberg pela metade.

Não sei se minha memória etílica me trai, mas a campanha de que me lembro na TV trazia o finado Milton Moraes. Para quem não se recorda, ele -que tinha o physique du rôle do cafajeste dionisíaco- fez o Peixoto numa adaptação cinematográfica de "Bonitinha, mas Ordinária", do Nelson Rodrigues.

Pois bem. No comercial, Miltão estava sentado à beira de uma piscina, rodeado de mulheres de biquíni e saboreando seu Underberg. Lá pelas tantas, ele sugere modos de apreciar a beberagem, pura ou "com soda" -e, ao enunciar isso, pára para acompanhar o balançado de uma bunda em trânsito. Olha para a câmera de novo e diz, com aquela cara de Peixoto: "É... Underberg com soda".

(Aproveito para confessar: eu sou o culpado pelas garrafas "meio cheias". De Underberg, Fogo Paulista e conhaque São João da Barra. Eventualmente, Jurubeba Leão do Norte.)