26.7.02

MEUS PERSONAGENS SECUNDÁRIOS INESQUECÍVEIS

* Tião Macalé

Também não consigo me lembrar dos nomes dos personagens de Augusto Temístocles Silva, also known as Tião Macalé. Todos eram secundários diante da presença do próprio Tião -o imortal criador da frase "Nojento! Tchan!", que poderia perfeitamente ter sido usada por filósofos deprê como o Schopenhauer ou o Cioran para descrever como eles viam o ser humano.

Minha aparição preferida do Tião é uma cena do filme "O Escorpião Escarlate", mistura de chanchada com filme B americano dirigida por Ivan Cardoso em 1990. Se não me engano, ele era o porteiro do prédio da personagem da Andréa Beltrão. Às tantas, o porteiro é surpreendido pelo vilão-título-do-filme, interpretado (sic?) pelo Nuno Leal Maia (o mocinho era o megacanastra Herson Capri). O jeito com que o Tião Macalé exclama "Puta que pariu! É o Escorpião Escarlate!" faz da cena os dois segundos mais engraçados do cinema brasileiro. Pena que não dê pra reproduzir aqui, neste blog nojento (tchan!).

P.S.: O Iberê descobriu o nome do ator que fazia o Nezinho do Jegue: Wilson Aguiar. Grande contribuição goiabal, meu caro!