5.2.03

PIADA & EXEGESE (2)

1. A piada

"Meu bem, lá vem o guarda."
"Guarda."

2. A exegese

* Gerald Samthos: "A piada é ma-ra-vi-lho-sa, minimalista, um verdadeiro exercício à moda de Samuel Beckett. Vou encená-la como "Godot 2 - A Chegada". Esse será o único diálogo entre Estragon e Vladimir -dois mendigos gays- nas quatro horas de duração da peça. Haverá um terceiro personagem, o Guarda, que pode ser Godot, Deus, Nietzsche, Osama bin Laden, Hélio Oiticica ou o próprio Beckett. Mas tenho certeza de que o público subdesenvolvido do Brasil não vai entender lhufas."

* Sigmund Freud: "Scheisse. Se eu conhecesse essa piada, não precisaria ter escrito 'O Mal-Estar na Civilização'. Bastaria explicar que o 'guarda' é, na verdade, nosso superego."

* Noam Chomsky: "A piada é uma claríssima metáfora do imperialismo norte-americano, que se arroga o direito de agir como 'guarda' do mundo e oprimir todos os povos que não se ajustem à sua política externa. Só não vê quem não quer."

* Ary Toledo: "A piada é minha, viu, seu sem-vergonha? Eu contava lá no Sílvio Santos e no meu show 'Com a Corda Toda'. E quem usar sem pagar royalties tem a mãe na zona."

* Baiano Meloso: "Essa piada é linda, um eclipse oculto, uma coisa odara. A primeira vez que eu a ouvi foi na voz de Luiz Caldas; fiquei tão emocionado que chorei no colo de Bethânia. Faço questão de gravá-la no meu próximo CD, para o qual estou musicando um lindíssimo discurso de Antônio Carlos Magalhães."