7.1.02

SHAKESPEARE, SEX & VIOLENCE

Sim, senhores, há um lado Freddy Krueger em Shakespeare. A peça "Tito Andrônico", por exemplo, é mesmo uma carnificina -capaz de deixar "O Massacre da Serra Elétrica" incrivelmente parecido com "A Noviça Rebelde".

Eu gostaria de já ter postado aqui um "dossiê literatura & sacanagem", para o qual Balançalança forneceria excelente material (também nisso ele é nosso contemporâneo...). Há desde coisas bem explícitas (as falas de Mercúcio em "Romeu e Julieta", por exemplo, ou Iago dizendo ao pai de Desdêmona que ela e Otelo estavam "making the beast with two backs") a indecências engenhosamente subentendidas. Um dia, se tiver tempo, falarei dos "country matters" de Hamlet (isto é, da Ofélia) e da carta recebida por Malvólio em "Noite de Reis".

Por enquanto, concentro minhas poucas horas livres no estudo das afinidades entre a Gretchen do Goethe (Margarida, nas traduções do "Fausto" para o português) e aquela moça que cantava "Freak Le Boom Boom".