1.6.02

POUCA-TELHA, UM PROBLEMA SOCIAL

Tanto a Folha quanto o Globo, nesta semana, trouxeram um excelente exemplo de burrice estatística. Ambos os jornais divulgaram, com certo estardalhaço, uma pesquisa feita pela Secretaria do Trabalho da Prefeitura de São Paulo, segundo a qual o Brasil está em "segundo lugar no ranking mundial do desemprego". Perde só para a Índia -em números absolutos.

Ora, vão tomar banho na soda. É óbvio que os países de maior população (Índia, China, EUA, Brasil) terão sempre o maior número absoluto de desempregados. Em números absolutos, também temos muito mais gente abonada que a Suíça: devemos comemorar nosso ingresso no Primeiro Mundo? Qualquer bom estudante de matemática no ensino médio sabe que a estatística só faz sentido comparando o número de desempregados com a população economicamente ativa de um país (e o desemprego no Brasil, por esse critério, já é alto). Mas os jornalistas dos autonomeados "maiores jornais do Brasil" não sabem fazer contas e engolem tudo o que o governo -no caso, petista- lhes passa.

Vou sugerir uma nova abordagem: "Pesquisa mostra que o Brasil é o segundo do mundo em número absoluto de carecas". Provaremos que o acordo com o FMI e oito anos de FHC fizeram com que muitos arrancassem os cabelos, produzindo milhões de "excluídos capilares". Mostraremos como o governo tenta se aproveitar dessa situação com seu candidato pouca-telha, José da Serra Elétrica. Por fim, faremos um quadro didático e detalhadíssimo ("para entender o careca"), com fotos ilustrativas de Telly Savalas, Esperidião Amin e do palhaço Carequinha.