14.10.02

CAFONICE SUBVERSIVA

O livro foi lançado enquanto eu estava longe do puragoiaba, mas não posso deixar de registrar. "Eu Não Sou Cachorro, Não", do historiador Paulo César de Araújo, vem provar algo de que eu desconfiava há tempos: o brega é a verdadeira subversão. Um atentado ao bom gosto, essa convenção burguesa, pode ter efeitos mais deletérios e duradouros que os de um ataque a bomba. Ou você duvida de que, nos anos 70, Odair José -herói deste blog- e seu "pare de tomar a pílula" fossem muito mais perigosos para o regime militar do que mil reboladas do Ney Matogrosso?

Os interessados podem ler este texto, que traz detalhes sobre a obra. Quem sabe depois eu fale da revolucionária trilogia homossexofruta de Agnaldo Timóteo ("Galeria do Amor", "Perdido na Noite" e "Eu, Pecador", em que o hardcore brega confessa: "Senhor, eu pequei... e gostei"). No fundo, não há diferença essencial entre Timóteo e, por exemplo, Morrissey, exceto para quem acha que dar a bunda em Manchester é mais chique.