8.2.03

PIADA & EXEGESE (3)

1. A piada

"Sabe o que o saci disse para a 'sacia'?"
"Não."
"Fica de três pra mim."

2. A exegese

* Simone de Beauvoir: "Essa piada é aviltante. Ela degrada a condição feminina. Como se não bastasse sua deficiência, a mulher-saci ainda é transformada em objeto, sempre pronta a servir aos desejos do macho, amo e senhor. A 'sacia' precisa se unir à mãe-d'água e à mula-sem-cabeça para fazer valer os direitos do sexo feminino no folclore. Morte aos sacis sexistas."

* Rubens Ewald Filho: "A piada, infelizmente, deixa muito a desejar. Parece roteiro de pornochanchada da década de 70. O texto não deixa claro, mas certamente o saci é David Cardoso, de cuecas vermelhas, e a 'sacia' é intertrepada, digo, interpretada por Aldine Müller ou Helena Ramos. O som da piada também é péssimo. Só falta aparecer o Paulo César Peréio dizendo 'porra'."

* Luiz Mott: "Essa piada é homofóbica: a palavra 'sacia' nem existe em português com esse significado. Só podem ser dois sacis adeptos do amor que, antigamente, não ousava dizer o nome. O saci, o curupira e o negrinho do pastoreio têm mais é que sair do armário e não se importar com a hipocrisia da sociedade."

* Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum: "Tinha que ser uma piada de sacizis, só pra sacanear com os pretis. Olhe, seu goiabis, o senhor vá pra putaquepariuzis."

* Nelson Rodrigues: "Amigos, toda a tragédia, toda a desgraça da existência dos sacis é exatamente esta: fazer muito sexo e nenhum amor. Nós somos esses sacis -pior que faltar uma perna, ou as duas, é ser um impotente do sentimento. E, porque o somos, porque nossa alma é manca, precisamos matar o amor. Muito melhor seria se esses sacis fizessem um pacto de morte, porque não há nada tão doce quanto morrer com o ser amado."