1.7.03

"FALHA", "GLOBO" E PRETINHOS BÁSICOS

Circula pelo ciberespaço uma lista, realmente hilariante, de erramos escalafobéticos publicados pela "Falha de S.Paulo" (todos eles, ao que parece, datam dos anos 90). Mas devo confessar que entristece meu coração politicamente correto ver o pessoal do "Globo" se divertindo com essa antologia de erratas. Puxa vida! Não é justo que um jornal lindo, maravilhoso, inteligente, sexy, transcendental e perfeitinho da primeira à última linha, sem um erro sequer, como o "Globo", tripudie assim de um veículo, digamos, menos favorecido. É como se o Super-Homem enchesse o Marcelo Rubens Paiva de porrada: maldade, não se faz.

Na verdade, essa não é uma analogia exata. É mais interessante usar imagens do mundo féchom para comparar os dois jornais. A "Falha", que aspira a ser uma espécie de John Galliano, faz de tudo para ser provocatchiva, alternatchiva etc. (inclua no "etc." o adjetivo pirobo da sua preferência). Já o "Globo" faz mais a linha "pretinho básico" -puxar o saco do governo, não importa qual seja ele, numa espécie de "Diário Oficial" mais coloridinho.

Observe-se, a esse respeito, a manchete global de hoje: "Lula usará Primeiro Emprego para reforçar combate ao crime". O texto é o que segue: "Seis meses após tomar posse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a cumprir ontem uma de suas principais promessas de campanha: o programa Primeiro Emprego, que atenderá a 891.864 jovens, de 16 a 24 anos. Com R$ 418,9 milhões de recursos do Tesouro até dezembro de 2004, o programa terá ainda como objetivo combater a criminalidade (...)."

Com esse "pretinho básico", they really can't be wrong. E chega de intermediários: Duda Mendonça para diretor do "Globo".