2.7.03

A MÚSICA POP COMO ORÁCULO

Tenho de admitir: a música pop, como um oráculo, pode oferecer respostas a todas as perguntas cruciais para a existência dos seres humanos. A prova é este questionário que li no blog do Alexandre Inagaki. Reproduzo aqui o que disseram os Bizorros (besouros bizarros), George & Ira Gershwin e o genial Belchior a respeito de todas essas questões. No caso do Nietzsche da música popular brasileira, usei trechos de letras, e não títulos, que não dariam conta de toda a filosofia contida em suas canções. Vamos lá.

BIZORROS

1. Are you male or female? I am the walrus!
2. Describe yourself: Nowhere man.
3. How do some people feel about you? The fool on the hill.
4. How do you feel about yourself? I'm so tired...
5. Describe your girlfriend: She's a woman (please, please me).
6. Where would you rather be? Octopus's garden.
7. Describe what you want to be: Paperback writer.
8. Describe how you live: We can work it out.
9. Describe how you love: Why don't we do it in the road?
10. Share a few words of wisdom: Tomorrow never knows.

GEORGE E/OU IRA GERSHWIN

1. Are you male or female? Who cares?
2. Describe yourself: Funny face.
3. How do some people feel about you? They all laughed.
4. How do you feel about yourself? How long has this been going on?
5. Describe your girlfriend: Someone to watch over me.
6. Where would you rather be? Long ago and far away.
7. Describe what you want to be: An American in Paris.
8. Describe how you live: I got plenty o'nuttin.
9. Describe how you love: I got rhythm.
10. Share a few words of wisdom: Nice work if you can get it -and you can get it if you try.

BELCHIOR

1. Are you male or female? Sei que tudo é proibido... aliás, eu queria dizer que tudo é permitido...
2. Describe yourself: Eu sou apenas um rapaz latino-americano.
3. How do some people feel about you? Mais angustiado que o goleiro na hora do gol.
4. How do you feel about yourself? Saia do meu caminho, eu prefiro andar sozinho...
5. Describe your girlfriend: Foi por medo de avião que eu segurei pela primeira vez na sua mão.
6. Where would you rather be? No Corcovado. Lá, quem abre os braços sou eu.
7. Describe what you want to be: Esta semana o mar sou eu.
8. Describe how you live: Nós ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais.
9. Describe how you love: O amor é uma coisa mais profunda que uma transa sensual.
10. Share a few words of wisdom: Agora ficou fácil. Todo mundo compreende aquele toque beatle, "I wanna hold your hende".