1.10.03

O LIVRO DE ETIQUETA DE MONSIEUR GOIABÁ

Vocês conseguem conceber algo mais careta que um livro de boas maneiras? Não porque bons modos não sejam necessários, pelo contrário. Mas é que o conceito do que seja elegante está completamente fossilizado. Esqueçam Danuza Leão e Cláudia Matarazzo, essas senhoras do século passado: a partir de hoje, e sem periodicidade definida, Monsieur Goiabá explicará a vocês, seletos leitores, o que é elegância para o goiaba do século 21. Começo com um tema polêmico e que suscita muitas dúvidas.

* Séquiço

Eis o primeiro mandamento da elegância goiabal: sua vida sexual é a coisa mais interessante do mundo, mesmo que ela se resuma à mesa-redonda do Roberto Avallone. Quem ousa não se interessar por ela é broxa, frígida, boko-moko ou tudo isso junto. Mencione-a no maior número possível de ocasiões. Por exemplo: seu carro é multado pelo guarda de trânsito. Em vez de pedir que o homem da lei faça vista grossa à sua infração, diga simplesmente: "Ah, que multa chata. Mas não me importo, porque quando eu chegar em casa vou brincar de canguru perneta com a patroa. Ela é uma potranca fogosa, sabia?". Ocasiões descontraídas, como o churrasco da firma, são excelentes oportunidades para você exercitar sua inteligência e seu wit ("Heleninha, eu sabia que você era chegada numa lingüiça"). Blogs confessionais também ajudam.

Mais uma coisa, esta relativa à linguagem. O goiaba elegante sabe que "entre quatro paredes vale tudo", mas, em público, não diz que "faz sexo", "transa", "trepa", "funhanha" ou "furunfa". "Canguru perneta" e outras gírias citadas em peças do Miguel Falabella caem bem, mas melhor mesmo é usar, como Jane e Herondy, a expressão "fazer amor gostosinho". E toda hora é hora de deixar isso bem claro. Eis aqui outro exemplo: uma reunião de amigos. O anfitrião pergunta: "Já vai embora? Fique mais um pouquinho". Se você for casado e estiver com sua mulher, responda: "Ah, bem que eu gostaria, mas hoje não posso. Preciso ir pra casa, onde eu e minha espôusa vamos fazer muito amor gostosinho. Né, bem?".