17.11.04

Quero ser Ortega y Gasset

"Farei o mais leal esforço para que a todos os senhores, mesmo sem prévio adestramento, fique claro quanto diga. Sempre acreditei que a clareza é a cortesia do filósofo e, ainda, esta nossa disciplina coloca sua honra, hoje mais do que nunca, em estar aberta e porosa a todas as mentes, diferentemente das ciências particulares, que cada dia com maior rigor põem entre o tesouro de suas descobertas e a curiosidade dos profanos o dragão tremebundo de sua terminologia hermética. Penso que o filósofo tem que extremar para si mesmo o rigor metódico quando investiga e persegue suas verdades, mas que ao emiti-las e enunciá-las deve fugir do cínico uso com que alguns homens de ciência se comprazem, como Hércules de feira, em ostentar ante o público os bíceps de seu tecnicismo." "Um livro só é bom na medida em que nos traz um diálogo latente, em que sentimos que o autor sabe imaginar concretamente seu leitor e este sente como se uma mão ectoplásmica saísse das linhas para tocá-lo -ou então, cortesmente, dar-lhe um soco." "A palavra é um sacramento de administração muito delicada." "Ser da esquerda, assim como ser da direita, é uma das infinitas maneiras que o homem pode escolher para ser um imbecil: na verdade, ambas são uma forma de hemiplegia moral." "As revoluções, tão incontinentes na sua pressa, hipocritamente generosa, de proclamar direitos têm sempre violado, pisado e rasgado o direito fundamental do homem, que é a própria definição de sua substância: o direito à continuidade. A única diferença radical entre a história humana e a 'história natural' é que aquela nunca pode começar de novo. Kohler e outros demonstraram como o chimpanzé e o orangotango não se diferenciam do homem por aquilo que, a rigor, chamamos de inteligência, mas porque têm muito menos memória do que nós. Os animais se defrontam a cada manhã com o fato de terem esquecido quase tudo o que viveram no dia anterior, e seu intelecto tem que trabalhar sobre um material mínimo de experiências. Da mesma forma, o tigre de hoje é idêntico ao de seis mil anos atrás, porque cada tigre tem que começar de novo a ser tigre, como se nunca tivesse existido outro. O homem, ao contrário, devido a seu poder de lembrar, acumula seu próprio passado, toma posse dele e o aproveita. Nunca é um primeiro homem: desde o início, já existe a partir de um certo nível de passado acumulado. Este é o tesouro único do homem, seu privilégio e sua marca. E, de todo esse tesouro, a maior riqueza não consiste no que parece certo e digno de ser conservado: o mais importante é a memória dos erros, que nos permite não cometer os mesmos. O verdadeiro tesouro do homem é o tesouro de seus erros, a longa experiência de vida decantada gota a gota durante milênios; Nietzsche define o homem superior como o ser 'da mais longa memória'. Romper a continuidade com o passado, querer começar de novo, é aspirar a plagiar o orangotango."

(A primeira frase está em "Que É Filosofia?"; as seguintes, no "Prólogo para Franceses" de "A Rebelião das Massas". Às vezes me dá vontade de fechar este blogue e montar outro só de trechos do Ortegón, à semelhança do que fizeram com o Chesterton. Quem dera eu tivesse pelo menos metade do talento do filósofo careca.)