30.3.05

De Pseudo-Dionísios e Paracelsos

Antigamente, os nomes de místicos eram cool as hell. Ou vão dizer que vocês não acham o máximo alguém, como o presumível autor da "Hierarquia Celeste", ser conhecido como Pseudo-Dionísio? Diz-se que, à semelhança dos atuais concursos para escolher o melhor sósia de Elvis, na Idade Média havia torneios para descobrir o verdadeiro Pseudo-Dionísio: ganhava quem demonstrasse ter na ponta da língua tratados completos sobre serafins, querubins, virtudes, dominações e potestades. Outro dos meus preferidos é Teophrastus Bombastus von Hohenheim, alquimista suíço do século 16, por alcunha o Paracelso: assim como há médicos e paramédicos hoje, naquele tempo havia Celsos e Paracelsos (e até, dizem, alguns Excelsos). Houve ainda, no século 17, o jesuíta alemão Athanasius Kircher, aquele da lanterna mágica: imaginem que torrente de votos um Enéas não receberia se pudesse gritar "meu nome é Athanasius Kircher!". Seria muito mais convincente.

Todos esses nomes trazem em si ressonâncias místicas imediatas e são, portanto, confiáveis: por isso a revista "Placar" que eu lia quando moleque, no fim dos anos 70, trazia anúncios da "corrente talismânica de Paracelso". Nesta época degenerada, porém, qualquer Zilda Vaporetto se arroga esse tipo de credibilidade. Há quem ache isso bom. Só concordarei quando conseguir vender milhões de unidades da corrente talismânica de Ruy Goiaba.