18.7.02

GOIABA MUSIC GUIDE

Top five: músicas pavorosas e seus títulos horrendos

Quando a falta de assunto é crônica, nada como fazer rankings. Desta vez, escolhi cinco músicas brasileiras cujos títulos dão uma excelente idéia de sua qualidade. Como vocês sabem, eu sempre me embanano com números complexos: assim, a lista de cinco músicas tem seis (as "top five" e uma menção honrosa). Eis:

* Onde o Coló Comeu, Ivon Curi. Vocês notaram a sutileza? Pois é, o repertório do cantor também incluía sacanagens perceptíveis apenas pelos ouvintes de inteligência superior. Ivon é santo padroeiro do puragoiaba -e ai de quem falar mal dele.

* Não Tem Jeito que Dê Jeito, Raimundo Soldado. Patrimônio do brega nordestino, Raimundo Soldado foi redescoberto recentemente pelo brega fake Falcão, que regravou esse clássico. Destaque para este imortal verso: "De hoje em diante nós vamos ser um simples amigo". E viva as melodias popular!

* Nós Somos Dois Sem-Vergonhas, Lindomar Castilho. O verdadeiro gangsta-brega em uma de suas interpretações mais matadoras (ops, desculpem).

* Dez Portugueses sem Jeito e um Bacalhau na Sacola, Roberto Leal. Isso é o que acontece quando um português pirobo e sem superego é deixado à solta. Putaq'p'riu!

* Se Eu Morrer sem Gozar do Seu Amor, Minha Alma lhe Perseguirá de Pau Duro, Falcão. De longe, o título mais poético da MPB nos últimos 80 anos.

Menção honrosa: Suga-me, com Alípio Martins. O assunto é esse mesmo que você está pensando. Also known as "Melô da Peta". Séquiço explícito, cafonice e maracas.