13.11.02

MAIS NOTAS ALEATÓRIAS & DESINTERESSANTES

1) Está equivocado quem diz que o concretismo é elitista. Ao contrário, é uma poesia intrinsecamente popular. Por exemplo, já vi aqui em São Paulo uma loja de aparelhos de som para carros chamada Adil-Som. Só não faço um estudo desse nome citando as palavras-valise nas obras de Lewis Carroll e Joyce porque estou com preguiça. Mas é genial, vocês hão de convir.

2) Axioma de Ruy Goiaba: a potência do equipamento de som de um carro é sempre inversamente proporcional ao bom gosto musical de seu proprietário. Empiricamente, não há o que me desminta. Nunca ouvi nenhuma picape tocando os quartetos de cordas do Haydn ou o "Don Giovanni" no volume máximo.

3) Às vezes penso que Ruy Goiaba não é um nome condizente com um rapaz sério. Mas, logo depois, me lembro de que eu não sou sério e desencano. Pior seria se eu me chamasse Asdrúbal, como um ex-colega meu. Não pelo nome em si, mas porque o cara tinha de aturar, desde os tempos de colégio, pessoas espirituosas perguntando se ele tinha trazido o trombone, hahaha.

A propósito, um dos grandes mistérios da humanidade é esse: onde está o trombone do Asdrúbal? Há quem diga que Regina Casé o engoliu. Outros acreditam que Evandro Mesquita vendeu o trombone para pagar sua operação de lobotomia. Mas eu aposto: foi o Luiz Fernando Guimarães que escondeu o instrumento direitinho, num lugar fresquinho e onde o sol não bate.