6.12.02

LAVOU, TÁ NOVO

Vou seguir o exemplo do nunca assaz citado Radamanto, aquele, e começar a pôr aqui alguns reposts. Vocês querem o quê? O tempo é escasso, o dinheiro é curto e até o Nelson Rodrigues admitia viver da reprise de suas imagens como a TV vivia da reprise dos seus filmes; não seria eu a discordar disso. Portanto, em homenagem ao meu "pingüim cover" de hoje, Doidoiévski*, reproduzo (com modificações) um texto do final do ano passado.

Certos atores são garantia de filme ruim. Como já comprovei aqui há algum tempo, nada que tenha Kevin Bacon no elenco pode ser bom; o mesmo vale para Patrick Dempsey. Dempsey estrelava (?) um clássico dos filmes trash exibidos pelo SBT na década de 90, "Loverboy - O Garoto de Programa" (observem a preocupação didática do título). O personagem principal era um entregador de pizza que faturava uma grana como michê. A senha para essa segunda atividade era "pizza com muita anchova". Quando a mulher ligava e pedia para caprichar nas anchovas, o loverboy já chegava preparado para a ralação.

Nos anos seguintes, Dempsey tentou limpar sua barra com papéis sérios. Ele participou, por exemplo, de uma adaptação de "Crime e Castigo" para a TV... no papel de Raskolnikov. Suponho que tenha sido mais ou menos assim: Raskolnikoy (Raskolnikov + Loverboy), estudante-fodido-e-mal-pago-e-garoto-de-programa, bate à porta do apartamento da velha usurária e anuncia que está trazendo "pizza com muita anchova". A velhota, que há anos não sabe o que é uma boa ralação e está louquinha para ver a água do samovar ferver, abre a porta, ansiosa. Catapimba! Raskolnikoy dá-lhe uma machadada na moleira.

Bem, se a adaptação não foi essa, tanto melhor. Vou sugeri-la como roteiro para o glorioso cinema nacional, o que me possibilitará não só filmar a história -é sempre divertido fazer merda com recursos alheios-, mas também desviar boa parte do dinheiro das leis de incentivo à "cultura" e torrá-lo com apartamentos em Long Beach, mulheres e vinho Chapinha.

* Notem como meu slogan de hoje ("mata a véia, mata!") resume habilmente toda a trama de "Crime e Castigo".