30.6.04

Notas aleatórias sobre nomes

* Sempre achei que a palavra "busílis" fosse nome de gente (já escrevi isso por aqui, muitos posts atrás, e não mudei de idéia). Nome de desembargador, para ser mais exato: o doutor Busílis da Gama e Silva é grande, gordo, solene e tem no mínimo duas papadas. Usa "data venia" com mais freqüência que o Pelé ao dizer "entende?" e veste ternos escuros que dão um realce todo especial à sua caspa. Vale o mesmo para "clitóris" -que é nome de homem, fiquem vocês sabendo. Qual seria a profissão de Clitóris de Oliveira? Médico ginecologista seria óbvio demais. Eu prefiro vê-lo como maratonista: "O brasileiro Clitóris de Oliveira completou a prova em 2h23min45s". Não soaria estranho num meio com nomes como Maurren e Jadel. Também há Estafermo da Fonseca, funcionário público lotado há 37 anos na subseção 7-B da Secretaria dos Negócios Escusos. Nada supera, porém, Chocolício Sampaio, heterônimo e genial criação da mente maligna do Dante.

* O último desejo de Ruy Goiaba antes de morrer será reencarnar com nome de personagem do Groucho Marx. Rufus T. Firefly é meu preferido, mas J. Cheever Loophole e Wolf J. Flywheel também estão valendo. Esse desejo será, é claro, cancelado se houver à minha espera um paraíso em que Françoise Hardy cante baixinho no meu ouvido todas as noites. Mas sou pecador demais para acreditar nessa bela possibilidade e já estou pronto para encarar os óculos e o bigode gigante (o segundo, no mau sentido).