22.10.02

PERFURO, ERGO SUM

Se você está começando a ler minhas bobagens agora, talvez convenha explicar o que eu chamo de "pingüim cover". Até pouco tempo atrás, meu blog ostentava a foto de um pingüim de louça -que, na falta de uma geladeira, eu punha sobre os arquivos. Um dia, resolvi aposentar o pingüim e substituí-lo por uma série de "musos inspiradores", acompanhados de um slogan condizente. Um dos meus preferidos era o Trótski, aquele revolucionário de cabeça aberta, encimado pelo slogan "puragoiaba, uma picaretada na moleira". Talvez eu volte a aproveitá-lo.

Hoje, o "pingüim cover" é René Descartes e o slogan homenageia uma errata antológica da Folha -aquele jornal que já enforcou Jesus Cristo e transformou poços artesianos em "cartesianos". Bem, talvez não fosse um erro, e sim uma intuição iluminadora sobre a profundidade da dúvida metódica: perfuro, logo existo.