9.6.04

Une affaire de femmes

Quando a Mulher Moderna e Independente do Século 21 chegou em casa, vinda do trabalho, teve a desagradável surpresa de saber que "Saia Justa" e "Sex and the City" estavam passando ao mesmo tempo em dois canais da TV a cabo. Nenhum problema: sempre é possível ver um e gravar o outro, enquanto a Mulher Moderna e Independente do Século 21 não tem a coleção completa da série em DVD. Nossa heroína opta pelo programa de debates, até que, zapeando durante o intervalo, descobre -oh, céus- que há um show inédito da Madonna (ou da Björk) sendo exibido em outro canal.

A vida é mesmo injusta, pensa a Mulher Moderna e Independente do Século 21. Como se não bastasse ter de ser bem-sucedida profissional e sexualmente (coisa difícil, já que os homens têm medo, em negrito e sublinhado, e se sentem perdidos diante das Mulheres Modernas e Independentes do Século 21), ela ainda é obrigada a tomar decisões existenciais assim difíceis. Morrer de curiosidade para saber o que acontece entre Carrie e Mr. Big, deixar de gravar o novo show da Madonna -que é tu-do- ou ficar sem saber o que Fernanda Iângui tem a dizer sobre os fatos da semana? E a decisão tem de ser rápida; consultar a "Nova", a "Marie Claire" ou aquele livro da Lya Luftal toma tempo. Diante disso, o que a Mulher Moderna e Independente etc. (cansei) deve fazer?

a) Liga para o Amigo Gay que a Entende como Nenhum Outro Homem, pessoa fundamental na vida da Mulher Moderna e Independente etc. Mesmo correndo o risco de o Amigo Gay etc., que está vendo um filme do Pereio em outro canal, responder algo como "porra, não me encha o saco! É a vigésima vez que você me liga hoje com esse tipo de pergunta. Vá lavar roupa, mona".

b) Pensa em como Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda agiriam. A atitude dependerá da personagem preferida em "Sex and the City": ela pode ligar para uma amiga e pedir que grave um dos programas, desistir da TV e chamar um garoto de programa ou se divertir com sua coleção de vibradores. Ou as três coisas juntas.

c) Recorre ao esoterismo de butique para se decidir: astrologia, numerologia, cartas, videntes. Algumas Mulheres Modernas e Independentes etc. exercem esse tipo bastante peculiar de agnosticismo que é acreditar em tudo, exceto religiões caretas e não-féchom. Outras preferem se definir como "espiritualistas".

d) Entra em seu blogue e escreve um post sobre o assunto, dividindo sua angústia e seu desespero com outras Mulheres Modernas, Independentes etc. Suas leitoras a-mam o que ela escreve e estão certas de que aquilo é literatura. Ela também acha; até já pensou em criar sua própria imitação de Bridget Jones.

e) Abre uma garrafa de vinho, com ou sem aditivos. Enche a cara. Depois entra em seu blogue e escreve um post sobre o assunto enquanto brinca com um dos vibradores. Ai, que loucura.