19.7.05

Heiliger Dankgesang

Esse é o título pelo qual ficou conhecido o terceiro e mais longo movimento ("molto adagio") do quarteto de cordas opus 132 em lá menor, uma das últimas coisas que Ludwig van Beethoven, já completamente surdo, escreveu. Na verdade, o nome -não raro, usado para designar o quarteto inteiro- é mais comprido: Heiliger Dankgesang eines Genesenen an die Gottheit, in der lydischen Tonart (Canto de Ação de Graças de um Convalescente à Divindade, no Tom Lídio; peço, desde já, desculpas por eventuais erros no alemão e na tradução). É a primeira coisa em que penso quando alguém fala em "música das esferas" -o que é, aliás, clichê nas referências à obra, classificada como "de outro mundo" provavelmente desde a primeiríssima audição. Mas o que fazer, se ela é mesmo otherworldly e se as palavras mais bem escolhidas serão sempre paupérrimas para descrevê-la? É ouvi-la, já que somos todos, em maior ou menor medida, convalescentes.

Clique na nota abaixo e ouça o terceiro movimento do quarteto opus 132 na interpretação do Alban Berg Quartett: requer um pouquinho de paciência, porque o arquivo é bem grande, mas a espera compensará. (Segundo Otto Maria Carpeaux, Aldous Huxley referia-se a esse quarteto como suficiente para convencer ateístas da existência de Deus. Talvez no tempo dele os ateus fossem melhorzinhos, menos intelectualmente surdos. Talvez.)