27.8.04

Obras-primas do jornalismo (2)

1. O problema

O então presidente Efe Agá vai visitar a Amazônia, na fronteira do Brasil com a Colômbia. Naquele calor amazônico, começa a engrolar uma conversa sobre a necessidade de a pátria proteger seu território contra terroristas, traficantes e contrabandistas (como se sabe, quando se trata de banditismo, o governo odeia concorrência). Lá pelas tantas, o antecessor do Efelentífimo afirma que o terrorismo é um "inimigo suez". O que significa isso?

2. A solução

O bom jornalista conhece história como poucos e não se intimida diante de demonstrações de erudição, venham de onde vierem. Assim, seu texto explicará que "inimigo suez" é uma referência aos combatentes egípcios que lutaram contra os israelenses na região de Suez, em 1973, e atacavam seus oponentes de surpresa, por meio de túneis subterrâneos abandonados. Conheceu, papudo?

3. A conclusão do caso

No dia seguinte, descobriu-se que Efe Agá, com sua pronúncia peculiar, tinha dito simplesmente que o terrorismo era um inimigo soez -vil, torpe, reles. Mas quem nega que a explicação geopolítica é uma obra-prima, muito mais interessante que a realidade?