6.9.04

Cuzzolino Júnior, o político ciborgue

O primeiro político desenvolvido em laboratório, com tecnologia 100% brasileira, será lançado experimentalmente nestas eleições, com vistas ao pleito de 2008. Ele foi concebido para agradar ao eleitor nos mínimos detalhes, a começar pelo nome: Ernesto Cuzollino Júnior (embora os cientistas tenham considerado a alternativa Zebuceto Neto). Cuzollino Júnior é vulgar, gordo, suarento e tem cara de esfíncter anal. É a combinação ideal de cheiro de povo com bens de milionário, todos obviamente em nome de laranjas. Seu aperto de mão é viscoso, grudento, pegajoso. Seus discursos são perfeitamente balanceados para conter o mínimo de idéias e o máximo de perdigotos. Seus braços foram projetados para carregar o maior número possível de crianças no colo, e seu estômago revestido de platina permite digerir uma média diária de dez empadas-que-mataram-o-guarda.

Os idealizadores do candidato biônico ainda não sabem se ele começará sua carreira política como radialista ou sindicalista -no segundo caso, é bem possível que seu sobrenome passe a ser Cuzolatto. A cidade-teste será, provavelmente, Osasco. Tudo está meticulosamente planejado: as fotos publicitárias do candidato ao lado de sua mãe, dona Cuzollina (velhinha levemente senil contratada para esse fim), a campanha na TV, com populares odontologicamente prejudicados dizendo "finalmente um candidato com a cara da gente! Eu voto Cuzollino de cabo a rabo!", e o jingle ("Cu-Cu-Cu-Cu-Cuzollino", adaptação do "lá-lá-lá-lá-lá-Brizola"). Ora, direis, e as propostas? A principal é a inclusão do ônibus espacial no bilhete único, pelo qual o cidadão poderá ir de Presidente Altino à Lua pagando apenas uma passagem. Além de principal, essa proposta é a única -mas, bem, para que outras?

Cuzollino, enfim, é o perfeito candidato-ciborgue, um homem de seis milhões de dólares; pode ser muito mais, dependendo das comissões que ele conseguir negociar com as empreiteiras. O Planalto não perde por esperar: Cuzollino Júnior é a cara do Brasil.