10.9.04

George Bernard Shaw no "Altas Horas"

Ninguém viu, a entrevista com o dramaturgo foi ao ar muito tarde. Mas posso jurar que Shaw estava lá, com sua barbona branca. Ao que parece, o tédio diante dos trejeitos de Serginho Gosma foi compensado pelas perguntas da molecada -que não fazia a menor idéia de quem era, mas se divertiu. Aqui vão algumas das respostas; os comentários entre colchetes são meus. Fala, garoto.

Pergunta - Você [o garoto não consegue chamar ninguém de "senhor"] parece uma pessoa do século 19. Por que se veste assim?

George Bernard Shaw - Ah, isso é apenas um truque para impressionar os mais novos. Sou velho e tenho uma barba branca, e as pessoas em geral associam essas coisas à sabedoria. É um erro. Se a pessoa nasce burra, a burrice só piora com a experiência.

Pergunta - Quais as vantagens de ser uma pessoa idosa [a garota evita cuidadosamente o termo "velha"]?

GBS - Não ter futuro. Não preciso me preocupar com o que digo nem com o que faço, diferentemente de vocês.

Pergunta - E o que é melhor em ser jovem?

GBS - O melhor é a possibilidade de aprender. Se você aprende qualquer coisa quando é novo, não esquece nunca mais. Agora que sou velho, esqueço das coisas em poucos segundos e das pessoas cinco minutos depois que me são apresentadas. Isso é uma grande felicidade: não quero mais me incomodar com coisas e pessoas novas. Mas não esqueço o que a governanta me ensinou. Portanto, botem para dentro tudo o que puderem enquanto são jovens.

Pergunta - Algum outro conselho aos adolescentes?

GBS - Se vocês fizerem como todo mundo faz e pensarem como todo mundo pensa, vão ter uma ótima relação com os vizinhos, mas sofrerão das mesmas enfermidades e estupidezes. Se pensarem e agirem diferentemente, sofrerão sua reprovação e perseguição. Não percam tempo refletindo sobre se devem amar todos os próximos -vocês não conseguiriam, nem eles. Afastem-se o mais possível de quem vocês não gostam, mas, quando não puderem, tratem-nos de modo tão honesto e cortês como se fossem seus melhores amigos. Pensem em como seria o mundo se todos os que não gostam de vocês lhes dessem um soco na cara.

Serginho Gosma, pulando sem parar de um lado para outro - Seu tem-po a-ca-bou.

GBS - Espero que vocês lamentem.