14.9.04

A perfect gentleman

Não conheço modelo de cavalheirismo melhor que o ator George Sanders, intérprete do Addison DeWitt de "A Malvada" ("All About Eve", filme de 1950). Sanders matou-se em 1972, pouco antes de completar 66 anos, deixando o seguinte bilhete: "Dear world, I am leaving because I am bored. I feel I have lived long enough. I am leaving you with your worries in this sweet cesspool. Good luck".

Vejam que coisa: mesmo achando o mundo um lugar execrável, o suicida tem a preocupação de lhe escrever um bilhete de despedida e, como se não bastasse, de desejar a ele -o mundo, this sweet cesspool- boa sorte. Isso, senhores, é cavalheirismo. Melhor, só se o próprio morto pudesse cuidar de sua cremação sem aborrecer os outros com esse serviço assaz desagradável. Mas entendo que seria excesso de consideração com o mondo cane.

Vivemos num mundo cheio de suicidas provisórios, que ressuscitam alegres e lampeiros (ou nem tanto isso, nem tanto aquilo) algum tempo depois. Se é assim, não aceito deles deferência menor que a de Sanders pelo mundo-cloaca. Não custa nada pôr um post-it na porta da geladeira dizendo "fui morrer um pouquinho e já volto", como faria um gentleman digno do nome.