6.6.05

Falta do que fazer

Uns imbecis aí querem submeter a plebiscito a idéia de mudar o nome da Vila Buarque, bairro da região central de São Paulo, para Vila Chico Buarque. Argumentam com a necessidade de requalificar o bairro, que perdeu seu caráter de pólo intelectual e cultural (pelo péssimo português conhecereis os filisteus. Por "pólo" entendo que qualquer tentativa de ser inteligente ali morrerá congelada a temperaturas mentais muito abaixo de zero). Alegam, ainda, que o Compositor Fanho freqüentou a região no início da carreira e é "uma pessoa que pensa o Brasil". Ora, vejam só -não sabia que compor uns sambinhas, cantar mal e passar a mão na bunda da mulher dos outros era "pensar o Brasil". Muito mais fácil do que eu imaginava. (Da próxima vez em que, no pós-feijoada, eu passar duas horas e meia no banheiro, direi a quem bater na porta que estou muito ocupado pensando o Brasil.)

Sabe-se, de todo modo, que a proposta tem grandes chances de vingar, na exata razão de sua imbecilidade. Se isso acontecer, certamente muitos bairros paulistanos terão de mudar seus nomes para homenagear outros tantos pensadores do Brasil. Vila Má, Vila Madá, Vila Madalelelelelena, porque seria injusto relegar um sábio como Ivan Lins ao esquecimento. Vila Nova Conceição, Eu Me Lembro Muito Bem, porque ninguém merece essa homenagem mais do que Cauby Peixoto. Vila Maria Alcina, por motivos óbvios. E um dia, não muito distante, a longa marcha da esculhambação nos levará à Freguesia do Ó, Aqui pra Vocês e à Puta que o Pari.